GLÚTEN / LACTOSE

Muito se fala sobre a intolerância alimentar, especialmente a lactose e o glúten. Devidos a essa intolerância, os orgãos fiscalizadores de alimentos, passaram a exigir que essa informação fosse adicionada aos seus rótulos, etiquetas ou embalagens. Mas o que causa essa intolerância alimentar. Abaixo, começaremos pela intolerância a lactose:




O QUE É LACTOSE:


A Lactose é um carboidrato, encontrado no leite, é um tipo de açúcar, produzido nas glândulas mamarias dos mamíferos. E é exclusivo deste alimento, o leite.  A lactose é um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos:  a glicose e a galactose.
E para ela ser absorvida pelo nosso organismo, tem que ser dividida em glicose e galactose, processo  realizado por uma enzima  produzida pelos mamíferos, a Lactase.


INTOLERÂNCIA Á LACTOSE


Nada mais é do que  a deficiência do organismo, na produção da lactase, e essa deficiência faz com que a lactase chegue até o intestino delgado, sem ser absorvida pelo organismo, sendo fermentada por bactérias, causando assim,  vários incômodos.


SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE


Os sintomas variam de pessoa para pessoa, dependendo do grau de intolerância de cada uma  e de leves á  severos, dependendo da lactose consumida .
  • Barriga inchada
  • Dores abdominais
  • Gases
  •       Diarreia
  •       Náuseas
  • Indigestão


     TIPOS DE INTOLERÂNCIA

Há 3 tipos de intolerâncias á lactose:

Intolerância congênita: provavelmente hereditária, que acontece logo após o nascimento.

Intolerância que ocorre depois de diarreias: comuns no primeiro ano de vida. Geralmente manifesta-se após episódio de diarreia infecciosa.

Diminuição progressiva da capacidade de digestão da lactose: frequente a partir dos dois anos de idade até a idade adulta.






O QUE É GLÚTEN


É uma proteína vegetal presente no trigo, cavada, centeio, aveia, malte e derivados destes alimentos, como:  pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas e whiskyA função do Glúten é dar elasticidade aos alimentos, por exemplo, no pão, é ele, que o faz crescer, dar maciez, e a textura desejada.





INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN

O glúten faz mau para quem é celíaco (uma inflamação grave do intestino que causa crises de diarreia e cólica intestinal), ou tenha alguma sensibilidade ao glúten, causando  alergias, dermatite, prisão de ventre e aumento de peso.


CURIOSIDADE SOBRE O GLÚTEN


O que muitas pessoas não sabem, é que o glúten é necessário, pois melhora o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade e ajuda na absorção do colesterol, e serve também de fonte de energia. Porém o vilão é o excesso, o que acontece com muitas pessoas.

Esses excessos grudam nas paredes do intestino saturando-o, causando o acumulo de gordura na região abdominal, gerando, assim, diabetes, depressão,  dores de cabeça, dores nas articulações, etc. O segredo está no equilíbrio alimentar.